quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Domain Entrevista...Carlos Eduardo Buongiovanni, o "Duda"


Por André Dembitzky
Muita gente entra na loja da Domain na Vila Mariana e invariavelmente vê uma figura inusitada atrás do balcão. Com aquele jeito tranqüilo e amigo de todos, poucos sabem que na verdade o rapaz que esta sempre rindo com todo mundo é na realidade o dono da Magic Domain.

Conhecido por todos simplesmente como Duda, Carlos Eduardo Buongiovanni, nos conta um pouco sobre sua história com o Magic, suas preferências e o que o futuro guarda para a maior loja de card games de São Paulo e um dos maiores sites do gênero no país.

De origem humilde num bairro simples de São Paulo e antigo dono de locadora de jogos de vídeo games e de ter topado algumas vezes com situações que fariam qualquer um simplesmente desistir, ele persistiu e juntamente com todos que freqüentam os campeonatos, vem fazendo do Magic: the Gathering algo mais do que simplesmente diversão pura e simples.

Carlos Eduardo "Duda" R. Buongiovanni

Domain Entrevista...: Como você começou com o Magic?

Duda: Eu já era dono de uma locadora de games em meu bairro (periferia da zona sul de São Paulo) e eventualmente para aumentar o número de títulos em minhas prateleiras, eu fazia compra de jogos usados nas grandes locadoras do ramo, tal qual a Pro Games.
Numa dessas lojas vi os baralhos de quarta edição, que ainda era borda preta, pois era a primeira edição lançada no Brasil. Comprei um desses, mas por muito tempo só namorei as cartas, que eu achava muito bonitas, com desenhos diferentes, mesmo por estar na periferia onde moro, onde o pessoal mal tinha dinheiro para compra bolinha de gude, quanto mais Magic. De qualquer forma, eu incentivei os clientes de minha loja a jogar, mesmo quando para isso, nós simulávamos os cards com outros cards.

DE: E a Domain? Conte-nos sobre a história da loja.

Duda: Essa é bem interessante. Tranqüilo em minha locadora, ganhando pouco mas me divertindo muito, de repente em certo dia, digo, errado dia, fui assaltado. Os ladrões não perguntaram nem onde estava o dinheiro, mesmo porque não tinha mais que cinqüenta reais no caixa. Mas levaram tudo que eu tinha em termos de cartuchos e consoles. Até o último console que eu havia comprado, e que ainda faltavam duas parcelas a serem pagas eles levaram.
Eu disse para mim mesmo ferrou. Não tinha dinheiro, nem material para ganhar recomeçar, ai foi quando eu comecei ir para a forbidden Planet (antiga loja em Moema que hoje não existe mais), para vender as cartas de Magic que eu tinha para poder pagar as dívidas contraídas após o assalto. Com o tempo, vendendo, comprando e trocando, me tornei um dealer (termo que se usa para designar alguém que vive da venda de cards avulsos), mas não durou muito, pois como eu estava acomodado com a situação de estar em uma loja a qual não tinha nenhuma responsabilidade financeira, (como hoje a Domain abriga vários dealears). A Forbidden de uma hora para outra fechou por motivos externos e eu fiquei na mão. Aí que em conjunto com o Gustavo (hoje dono de outro site) resolvemos abrir um site na internet para a venda de cards e principalmente para não morrer de fome, visto que sem a Forbidden não haveria onde vender e nos sustentar.
Como era uma novidade isso de vender cards na internet a idéia me pareceu boa.
Logo no primeiro ano, em 2002, o Gustavo resolveu sair e desde então eu assumi o site sozinho.


DE: Fora o Magic o mais você gosta em relação a jogos?

Duda: Video-games, não tenha dúvida, só de ouvir o som do golpe “HADOOOKEN” do Street Fighter e as trilhas sonoras do jogo Super Mario e Zelda (ambos da Nintendo) eu fico num estado fantástico.
Nota: O Duda é conhecido por sua loucura com relação aos Vídeo Games, sendo um colecionador de raridades.

DE: No Magic todos temos um elemento que nos atrai mais. As imagens, o jogo, a coleção, as historias. E para você Duda o que é mais legal no Magic?

Duda: A improvisação do tipo 3 (conhecido hoje como Limitado, onde os jogadores abrem boosters e montam seus baralhos apenas com os cards que vierem). Eu acho fantástico pois mistura um pouco de tudo e todos podem ganhar. Até eu que não sou muito bom!

DE: Se você pudesse ter apenas uma coleção de Magic qual seria? E por que?

Duda: Seria a coleção de Saga de Urza, porque? Precisa mesmo explicar? Está bem, por causa de cards como Academia Tolariana, Avatar de serra, Chave Voltaíca , Exploração, Encantadora Argothiana, todos os cards que fazem até hoje diferença nos baralhos.

DE: Se alguém fizesse um filme sobre sua vida quem você indicaria para interpreta-lo?

Duda: Se fosse vivo, o Bussunda. Era gordo e palhaço!

DE: Último bom filme e livro que viu e leu?

Duda: Filme, eu digo A vida dos outros (Das Leben der Anderen, 2006) um filme alemão de Florian Henckel von Donnersmarck, que retrata o fim do regime comunista na Alemanha Oriental. E livro seria o A Conspiração Franciscana de John Sack, sobre mais umas das “maracutaias” da igreja católica na idade média.

DE: Uma lembrança bacana do Magic?

Duda: Quando recebi a notícia de que o Carlos “Jabaiano” Romão havia se tornado campeão mundial de Magic. Eu estava naquele dia prestando um serviço de eletricista para o Eduard Leme e o Marcio Vovô na loja que eles tinham na Pamplona, a Five Colors.
Nota: O Duda é eletricista por formação, tendo trabalhado nisso por muitos anos, e até hoje ele sempre que pode leva um choques!


DE: Qual a sua perspectiva para sua loja e seu site?

Duda: A perspectiva é melhorar ainda mais, mesmo sabendo que a Domain já é a melhor loja no ramo não deixo isso subir mais a minha cabeça e mantenho os pés no chão. Para evitar ocorrer o que ocorreu quando a Forbidden fechou.

DE: Você já havia imaginado que você seria o dono da maior loja de magic do país?

Duda: Nunca. Eu comecei vendendo os cards que tinha para poder sobreviver. E até imaginava isso como algo temporário.

DE: Qual seu próximo objetivo profissional relacionado aos jogos?

Duda: É atingir também as outras modalidades de entretenimento inteligente. Quem sabe até voltar a trabalhar com Vídeo Games. Alguém tem um Atari usado por ai querendo vender?